segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SEMINÁRIO MEMÓRIA DE ARACAJU NO ROTEIRO DE MÁRIO CABRAL

RENATA MARIA: Pedagoga e Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional.
LOCAL:Biblioteca Pública Epifânio Dória PERÍODO: 02/03/2010 a 05/03/2010
HORÁRIO:09h às 12h
O Seminário Memória de Aracaju no Roteiro de Mário Cabral será uma homenagem ao poeta sergipano Mário Cabral como fio condutor para homenagear a cidade de Aracaju.
Informações e inscrições no Museu do Homem Sergipano, localizado na rua de Estância, 228 - Centro, telefone: 3302-5840 e 3302-5841.

PROGRAMAÇÃO

Dia 02/03 às 9h Abertura e logo após roda de leitura.
Dia 03/03 às 9h A Memória de Mário Cabral.
Dia 04/03 às 9h Memória, Literatura e Cidade.
Dia 05/03 às 9h Memória e Memorialistas.

ORGANIZAÇÃO

Biblioteca Pública Epifânio Dória e Museu do Homem Sergipano.

Fonte: UFS

Mário Cabral

As lutas e idéias expressas através das poesias de Mário Cabral não serão silenciadas pela sua partida. O legado cultural deixado pelo autor compõe a fortuna crítica do estado de Sergipe.
Sua trajetória literária iniciou aos 22 anos com a obra “Cidade Morta”, cujos versos com riqueza cintilante dos temas renovados pelos frêmitos da alegria criadora, valentinamente moça, discretamente ousada e equilibradamente forte, foram publicados em Aracaju no ano de 1954.
Nos anos subseqüentes, o autor publicou: Evolução do Romance (1956), Caminho da Solidão (1962), Espelho do Tempo, Juízo Final (1973), Confissão (1974), dentre outras importantes obras.
As obras desse autor possuem uma grandiosidade perene e enorme crença na literatura e foi através delas que Mário Cabral demonstrou ter uma incontida e permanente paixão pela sua cidade natal, Aracaju.

Bye, Bye Mário Cabral.

Capas de algumas das suas obras:











Leia uma matéria escrita pelo pesquisador Luis Antônio Barreto em homenagem a Mário Cabral:

Um comentário:

milton disse...

Seria uma coisa boa se em Aracaju e, poderia ser até mesmo Salvador, tivesse um logradouro, ou conjunto habitacional, ou rua, ou av. q fosse chamado por esse grande literário, advogado, q escreveu muitos relatos sobre o passado de Aracaju e q pegava um fumacento e vagaroso trem da Leste Brasileiro pra cursar Direito em Salvador, pois nas épocas ñ existia universidade em Aracaju e teria q ir a Salvador, e q terminou ficando em na capital baiana mesmo e q nunca esqueceu de seu torrão natal q foi Aracaju, escrevendo livros como foi o caso de ROTEIROS DE ARACAJU e outros mais. Grande inteligência. Eu tinha contato com Dr. Mário Cabral através de cartas no correio, e essa atenção ñ é qualquer um q dar. Grande pessoa e deveria ter um logradouro em Aracaju conhecido por Mário Cabral.