quinta-feira, 25 de outubro de 2007

RESUMO DA HISTÓRIA DE SERGIPE

RENATA MARIA: Pedagoga e Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional. renatamaria.literatura@gmail.com


O nome Sergipe origina-se do tupi si´ri ü pe, que significa “rio dos siris”. Mais tarde foi adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferrão de siri”, nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português.As origens do Estado de Sergipe datam de 1534, quando a divisão do Brasil em capitanias hereditárias integrou o território sergipano à Capitania da Baía de Todos os Santos. Desta época, até conseguir sua autonomia, a região passou por invasões de piratas, expulsão de índios, domínio de holandeses, retomada do governo português, até chegar à província independente.
A ausência de portugueses nas terras sergipanas incentivou a invasão de piratas franceses que contrabandeavam pau-brasil. A necessidade de colonização era urgente. Além de bloquear a ação de intrusos, a conquista das terras facilitaria a comunicação com a importante região de Pernambuco.
A primeira tentativa de colonização aconteceu em 1575, com os jesuítas, que encontraram forte resistência dos índios. A conquista definitiva aconteceu em 1590, após violentos combates pela posse da terra, resultando no domínio dos índios por parte das tropas portuguesas comandadas por Cristóvão de Barros.Por ordem da Coroa portuguesa Cristóvão de Barros fundou o Arraial de São Cristóvão, sede da capitania, à qual deu o nome de Sergipe Del Rey.
Com o crescente povoamento de Sergipe, inicia-se a criação de gado e o plantio de cana-de-açúcar. O gado serviu de base para a economia, mas foi superado pela cana-de-açúcar, cultivada principalmente no Vale do Cotinguiba. O cultivo da cana trouxe os primeiros escravos da África para trabalhar na lavoura.A presença dos holandeses no Brasil, em 1637, deixou marcas em Sergipe. Ao contrário da invasão a Pernambuco, que resultou em conseqüências positivas, em Sergipe foi só destruição. Em São Cristóvão, ocupam e incendeiam a cidade, destruindo lavouras, roubando gado, desestruturando toda a vida social e econômica da área. Somente em 1645 as terras são retomadas pelos portugueses e é reiniciado o processo de povoamento e recuperação da economia.
Em 1696 foi criada a comarca de Sergipe, separada da Capitania da Bahia. Em seguida, surgem as vilas de Itabaiana, Lagarto, Santa Luzia, Vila Nova do São Francisco e Santo Amaro das Brotas. A autonomia durou pouco, e em 1763 Sergipe foi novamente anexado à Capitania da Bahia. Mas a consciência da capacidade econômica de Sergipe, que era responsável por um terço da produção açucareira baiana, e as constantes intervenções na vida sergipana provocaram vários protestos contra a dependência. Foi então que, em 8 de julho de 1820, Sergipe volta a ser autônomo, elevado por Dom João VI à categoria de Província do Império do Brasil.A prosperidade com a produção e exportação de açúcar leva à transferência, em 1855, da capital São Cristóvão para o povoado de Santo Antônio de Aracaju.
A nova capital é uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, com seu traçado geométrico de ruas direcionadas às margens do rio Sergipe. O império declinava e forma-se na cidade de Laranjeiras o Partido Republicano, que em 1889 consegue eleger seus primeiros representantes para o Congresso Federal. Em 1892 é promulgada a primeira Constituição do Estado de Sergipe.

Fonte: http://www.sergipe.se.gov.br/

12 comentários:

Anônimo disse...

ibine:parabens! GOSTEI MUITO DO TÓPICO ME AJUDOU MUITO!!

Anônimo disse...

me ajudou de + gostei muitooooooo

EDIGAR MOREIRA disse...

GOSTEI É UM ESTADO COM MUITA HISTORIA
IMTERESEMTE ME DEU VOMTADE ATE DE CONHESER!

Anônimo disse...

EDIGAR MOREIRA disse...
GOSTEI É UM ESTADO COM MUITA HISTORIA
IMTERESEMTE ME DEU VOMTADE ATE DE CONHESER.
Meu caro, com esse seu "belíssimo " português, não venha a Sergipe não!!! kkk

Anônimo disse...

gostei muito deste topico me ajudou muito na historia de sergipe,obrigada foi de muito aproveito.

Anônimo disse...

Diego Gato

Alexandre Cruz disse...

Retificando

A autonomia definitiva do estado de Sergipe se deu em 1823, um ano após a independência do Brasil.

Anônimo disse...

ACHEI ESSE TEXTO MUITO VAGO. TENHO CERTEZA DE QUE A HISTÓRIA DE SERGIPE TEM MAIS A NOS OFERECER. COMO POR EXEMPLO: COMO SE ENCONTRA SERGIPE HOJE?

Unknown disse...

seria muito interesante que relatasse o sergipe atual como se encontra a economia cultura coisas mais atuais!

Unknown disse...

talves seria mais proveitoso se tivesse atualidades da historia tipo economia,cultura ou seja a evoluçao dos anos

Unknown disse...

Um momento muito importante para Sergipe.

Unknown disse...

Kkkkkkk... Meu Deus!