terça-feira, 6 de abril de 2010

"GRANDE OPORTUNIDADE" - ITAÚ CULTURAL E SOCIEDADE SEMEAR CONVIDAM

Renata Maria: Pedagoga e Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional. renatamaria.literatura@gmail.com


O Itaú Cultural em parceria com a Sociedade Semear promoverá na nossa cidade um mini-curso sobre os temas: prosa, poesia e a crítica literária. Uma atividade gratuita e com direito a certificado, nos dias 13 e 14 de abril.

Todas as pessoas interessadas em Literatura e Crítica Literária não podem perder. Devido o número de vagas, faz-se necessária a inscrição antecipada.

Confiram abaixo maiores detalhes sobre esse evento

O objetivo da atividade - totalmente gratuita - é discutir o panorama da atual produção literária na prosa, na poesia e suas relações com a crítica literária. A atividade faz parte do Rumos Literatura 2010-20211, programa de apoio a projetos na área de ensaio ou crítica literária, que tem suas inscrições abertas até o próximo dia 31 de julho.

Saiba tudo sobre o edital Rumos acessando www.itaucultural.org.br/rumos e o blog www.itaucultural.org.br/blogdorumos .

Palestrantes:

- Flávio Carneiro, escritor, roteirista, crítico literário, professor de Literatura. Suas mais recentes publicações são o romance A Confissão e o livro de crônica Passe de Letra: futebol & literatura.

- Wilberth Salgueiro, mestre e doutor em Letras pela UFRJ, autor do livro Forças & formas: aspectos da poesia brasileira contemporânea (dos anos 70 aos 90), entre outros.
Programação:

Terça, 13 de abril, das 18h às 22htema: Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente com Flávio Carneiro.O propósito do curso é discutir algumas questões sobre o exercício de uma crítica literária que se arrisca a falar não apenas de obras e autores canônicos mas do que está sendo produzido hoje no Brasil na área de ficção. Os princípios norteadores dessa crítica, seus critérios, seus recortes são alguns dos pontos tratados, juntamente com a apresentação de um mapeamento da ficção brasileira atual.

Quarta, 14 de abril, das 18h às 22htema Crítica de poesia: tiques, toques e truques com Wilberth Salgueiro.O curso se propõe a apresentar um instrumental crítico e teórico para que o leitor de poesia possa firmar critérios e valores próprios e, daí, apreciar a força e a forma de uma obra poética. A exposição do instrumental se dará em paralelo a análises de poemas brasileiros contemporâneos, sobretudo a partir da década de 1980.

LOCAL: Sociedade Semear - Auditório - Rua Vila Cristina, 148 / Aracaju (SE).

DATA: 13/04, terça-feira e 14/04, quarta-feira.HORÁRIO: das 18h às 22h.

VAGAS: 50 pessoas (por atividade)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: pelo telefone (79) 3214-5800 ou pessoalmente no própio local do evento: procurar Ângela, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

ATIVIDADE COM CERTIFICADO, para quem cumprir ao menos 75% da carga horária.

LITERATURA SERGIPANA - GERI DI DANTE, PROFESSOR E ESCRITOR DRAMÁTICO

Renata Maria: Pedagoga e Pesquisadora Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional. renatamaria.literatura@gmail.com


O professor e escritor dramático Geri di Dante (nome artístico), tem em seu currículo a publicação de duas obras literárias intituladas "Negógio de menino com menina" e "Aconteceu no Natal".
O talento do autor depositado nesses trabalhos merece todo o nosso reconhecimento, e, em busca de satisfazê-lo, apresentamos abaixo os detalhes das suas obras.


APRESENTAÇÃO
“Aconteceu no Natal” mostra o exemplo de um médico famoso que jamais imaginou, em sua sã consciência, precisar e até mesmo aprender com um menino de rua. A lição de vida, expressa nesta obra, é uma proposta do autor para redimensionarmos conceitos que existem latentes na vontade de cada um e repensarmos sobre a verdadeira essência da vida".
Maria Simone Araújo Bispo

ARGUMENTO

Após ter sido jogado para fora, “inconsciente e aos trapos”, do seu próprio carro, vítima de um seqüestro, Dr. Grieg, médico famoso, é ajudado por Julinho, um menino de sete anos, esperto e carismático, que vive nas ruas de uma cidade grande. Dr. Grieg, que perde a memória devido a uma pancada na cabeça, torna-se grande amigo de Julinho. Juntos, eles viverão momentos inesquecíveis e descobrirão o verdadeiro valor do Natal.


APRESENTAÇÃO
"Caros leitores, tenho a certeza de que esta peça, com sua linguagem simples e direta, mas que nos toca profundamente, é um pequeno hino à criança que existe dentro de todos nós".
Samuel Araujo da Silva


ARGUMENTO

Jupira é uma menina esperta que fugiu da casa da tia, por esta ser muito violenta, a fim de procurar sua mãe, que trabalhava como zeladora numa rodoviária. Ao chegar, fica sabendo que ela fora para São Paulo, informação dada por outra zeladora. O filho desta, Cravinho, torna-se amigo de Jupira. Ele convence a mãe a levar sua nova amiga para passar a noite na casa deles. Na manhã seguinte, o menino morre inesperadamente. Jupira torna-se, então, mais que uma simples visita. Meses depois quando está chorando ao olhar os brinquedos do amigo morto, o fantasma dele lhe aparece com o propósito de cumprir uma promessa.

Contato do autor: gerididante@hotmail.com

Blog do autor: GERIDIDANTE

"Conceder este espaço à divulgação de obras de autores sergipanos é, sobretudo, valorizar a nossa literatura e apoiar trabalhos tão relevantes para a fortuna crítica do nosso estado".

Renata Maria